O livro Marcados pelo triângulo rosa, de Ken Setterington, é a primeira incursão do Eu Leio LGBT no universo dos campos de concentração na Alemanha nazista. Nas próximas semanas, os livros e filmes do canal, abordarão parte da história onde os gays foram e ainda são vítimas de perseguição.

O livro de hoje talvez seja o mais didático sobre o assunto, explicando porque Hitler perseguia os homossexuais, qual foi a teoria inventada para justificar que os gays eram um perigo para a perpetuação de “raça ariana”.

Ficamos sabendo um pouco mais sobre histórias de sobreviventes, se as lésbicas também foram tão perseguidas como os homossexuais masculinos, e quem foi Ernst Rohm, doutor Magnus Hischerfeld, Pierre Seel, Rudolf Brazda, nomes agora não tão lembrados, mas muito importante naquela época.

Mesmo um período doloroso, vale a curiosidade para ler a obra e se inteirar de tudo que aconteceu. Conhecendo melhor o passado podemos evitar que algo semelhante ocorra no futuro. Vem conferir a análise do Felipe Cabral na íntegra!

Related Posts

Comentários

Comentário