Por Danilo Motta*

A entrevistada da vez é Luíza Eduarda dos Santos, autora do blog A arte de ser Luíza. Ela é candidata a deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul. Seu número nas urnas é 5018. Confira:

Por que você quer ser deputada federal?

Quero ser deputada federal porque entendo ser necessário possuirmos representantes na Câmara dos Deputados a fim de lutarmos pela conquista de direitos básicos e elementares como os de quaisquer outros cidadãos brasileiros.

Como avalia a importância de candidaturas LGBT?

A importância das candidaturas LGBTs é enorme porque contribuem não só para a defesa de seus próprios direitos, como também contribuímos com a luta em geral em prol do Estado Laico e pelos direitos dos outros grupos vulneráveis (aqui, é pertinente salientar que não gosto do termo “minorias”, porque, apesar de serem considerados “minorias”, mulheres e negros e negras compõem mais de 50% da população brasileira).

Quais projetos devem ser priorizados em um eventual mandato?

Em um eventual momento, considero de fundamental importância aprovar o Projeto de Lei João Nery (que trata da retificação de nome e gênero por pessoas transgêneras), o uso de banheiros públicos de acordo com a identidade de gênero autodeclarada, além de apresentar diversos que facilitem os trâmites burocráticos para as pessoas transgêneras. Outra pauta importante em que apresentarei projetos será em defesa do Estado Laico.

Quais os desafios para LGBTs no Rio Grande do Sul?

Os desafios para os LGBTs no Rio Grande do Sul, além de combater os fundamentalistas e o próprio establishment, é, como de costume, se organizar de forma coesa em prol das causas de cada um dos grupos que compõem a comunidade LGBT.

Por que a escolha pelo PSOL?

Ingressei no PSOL em 05 de outubro de 2013 porque já acompanhava o partido e sabia da defesa que a sigla fazia pelos direitos LGBTs. Hoje, cada vez mais, tenho certeza de que fiz a opção correta.

.

* Danilo Motta é jornalista e mestre em Literatura pela UFF. Nascido na serra fluminense, hoje vive em São Paulo.
** Quer participar da série ou indicar o seu candidato?! Entre em contato pelo e-mail nossoamorexiste@gmail.com

Related Posts

Comentários

Comentário